crescendo,crescendo.....

Lilypie - Personal pictureLilypie First Birthday tickers

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bebê nasce às 11h11min de 11/11/11

Capaz que não teria uma história destas hoje. Um bebê nasceu exatamente às 11h11min deste 11/11/11. O que isso significa? Provavelmente nada. Max Benjamin Richards, filho de Ben e Sarah, veio à luz em um hospital de Sydney, na Austrália.
O caso, segundo a "BBC", ganhou repercussão mundial pela coincidência dos números. Logo após o nascimento, o guri apareceu em canais de televisão, jornais, sites (e até aqui, no Mundoidão!).
Os médicos garantem que nada foi de propósito, e que o parto era, inclusive, esperado para meia hora mais tarde. Conforme um porta-voz do hospital, não seria possível agendar o nascimento, mesmo em caso de cesariana, para um minuto específico.
Só faltava, em lugar de nove, o bebê ter nascido com 11 meses.
>>Confira piadas e humor em geral no blog Não clique aqui<<
Comentários facilitados: para quem ainda não percebeu, o blog não está mais exigindo cadastro para comentar. Deixe sua opinião!
Twitter: receba as atualizações do blog. Sigam-nos os bons!@crespani@mundoidao

domingo, 13 de novembro de 2011

Faringite

Tu andaste doentinho, teve febre por 3 dias, muito choro e muito colo, que dó que deu, todos nós ficamos muito preocupados, o primo Diego e a mamãe te levaram ao médico, papai esperou lá....o doutor verificou que tu estava com faringite e receitou alguns remédios, mas mesmo assim, papai e mamãe ficaram quase sem dormir por 3 noites, a vovó Luiza, a vovó Déti e as tias Iasmim e Ana ajudaram a mamãe durante o dia, já que tu choramingava constantemente, mas no final do do terceiro dia tu já estava melhor...agora já ´tá bem, mas deu uma emagrecida....Já voltou a sorrir e fazer artes....que coisa boa que já passou, o papai te proíbe de ficar dodói novamente!!!

O que é faringite??

A faringite é uma inflamação da garganta (faringe) normalmente causada por um vírus, mas também comumente causada por bactérias.
A faringite pode ocorrer em infecções virais (p.ex., resfriado comum, gripe e mononucleose infecciosa) e em infecções bacterianas (p.ex., faringite estreptocócica) e por doenças sexu-almente transmissíveis (p.ex., blenorragia [gonorréia]).
Os sintomas, que incluem a dor de garganta e a dor à deglutição, são semelhantes tanto na faringite viral quanto na bacteriana. Em ambas, a membrana mucosa que reveste a faringe pode estar discreta ou intensamente inflamada e recoberta por uma membrana esbranquiçada ou uma secreção purulenta. A febre, o aumento dos linfonodos do pescoço e o aumento da contagem de leucócitos no sangue caracterizam tanto a faringite viral quanto a bacteriana, mas podem ser mais prondunciados na forma bacteriana.

TRATAMENTO

Os analgésicos comuns, as pastilhas para a garganta ou o gargarejo com água morna e sal podem aliviar o desconforto da garganta, mas a aspirina não deve ser utilizada em crianças e adolescentes com menos de 18 anos devido ao risco da síndrome de Reye. Os antibióticos não são úteis quando a infecção é viral, mas podem ser prescritos quando o médico suspeita fortemente que a infecção é de origem bacteriana.
Caso contrário, nenhum antibiótico é administrado até os exames laboratoriais confirmarem um diagnóstico de faringite bacteriana. Quando os exames indicam que a faringite é causada por uma infecção estreptocócica (faringite estreptocócica), o médico prescreve a penicilina, normalmente sob a forma de comprimidos, para erradicar a infecção e prevenir complicações como a moléstia reumática (febre reumática). Os indivíduos alérgicos à penicilina devem utilizar a eritromicina ou um outro antibiótico.

DOIS TIPOS DE FARINGITE

Faringite ViralFaringite Bacteriana
Usualmente, não há secreção purulenta na gargantaSecreção purulenta na garganta muito comum
Febre baixa ou ausência de febreFebre leve a moderada
Contagem de leucócitos normal ou discretamente elevadaContagem de leucócitos no sangue discreta a moderadamente elevada
Linfonodos normais ou discretamente aumentadosLinfonodos discretamente a moderadamente aumentados
Exame do swab da garganta negativoExame do swab da garganta positivo para a faringite estreptocócica
Ausência de crescimento de bactérias na cultura laboratorialCrescimento bacteriano na cultura laboratorial
Fonte: www.msd-brazil.com
Faringite
A faringite é uma doença inflamatória da mucosa que reveste a faringe e que se manifesta por avermelhamento e inchação da mesma.
Esta afecção freqüentemente se estende também às amígdalas, denominando-se faringoamigdalite.
Em geral, é uma infecção viral que começa o ataque, predispondo a colonização e infecção por bactérias.
Os vírus implicados com maior freqüência são os rinovírus, coronavírus, adenovírus, influenza e parainfluenza.
Entre as bactérias destacam-se o estreptococo beta-hemolítico, o pneumococcus, o mycoplasma pneumoniae, o staphylococcus aureus e o haemophilus influenzae.
A porta de entrada é a oral, pela veiculação dos agentes causadores através das gotinhas de flügge, isto é, salpicos de saliva que as pessoas eliminam ao falar, tossir ou espirrar.
A faringoamigdalite é uma das infecções mais comuns em crianças entre os 4 e os 15 anos de idade, sobretudo nos primeiros anos escolares.

QUADRO CLÍNICO

As faringites de origem viral predominam no outono e no inverno. Chamadas habitualmente de angina vermelha, começam com um quadro febril, mal-estar geral, ardor na garganta e dor ao engolir. Ao inspecionar a boca, observa-se sua parte posterior congestionada e de cor vermelha intensa.
Nas de origem bacteriana, o quadro começa subitamente com irritação na garganta, dor e dificuldade para engolir, febre de 38,5 a 39,5 graus centígrados, náuseas e vômitos, dores de cabeça e, em alguns casos, dor abdominal.
A observação da faringe mostra uma congestão acompanhada de uma secreção branco-cinzenta.
A febre desaparece em 3 a 5 dias, e os demais sintomas em uma semana.

TRATAMENTO

Para alívio da dor e diminuição da febre, são indicados medicamentos analgésicos e antipiréticos, como a aspirina ou o paracetamol.
A necessidade do repouso, seja absoluto ou relativo, depende do estado geral.
Em caso de faringite de origem bacteriana, deve-se ministrar um tratamento à base de antibióticos para erradicar o microorganismo causador e evitar complicações. Os mais utilizados são as penicilinas, os macrolídeos e as cefalosporinas.Em caso de alergia às penicilinas pode-se utilizar a eritromicina ou a clindamicina. Esta última deve ser usada com precaução, devido aos efeitos secundários que podem aparecer.
O tratamento com antibióticos é muito eficaz para a prevenção da febre reumática, complicação do estreptococo beta-hemolítico do grupo A.